quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Palavras de Moda: Nos Bastidores da Vogue (Parte II)

‘Uma top para ser capa da vogue fica seis meses sem aparecer em outra revista”


            Ainda falando sobre a capa, Daniela explicou o por que de muitas vezes uma modelo aparecer exclusivamente na revista e não em outras publicações do mesmo segmento. Ela disse que isso ocorre através do contrato de exclusividade, se uma modelo quer ser capa da Vogue ela assina um termo onde se compromete com a revista ficando seis meses fora de qualquer outro periódico do meio, a única excessão é a Glamour de Monica Salgado que também pertence à editora Globo/Condé Nast, que também publica a versão masculina a Vogue chamada GQ.

            Daniela ainda salientou que uma capa da Vogue, não é qualquer modelo e sim uma supermodelo, isso é um dos componentes que difere a publicação de suas concorrentes diretas, entre elas a diretora citou a extinta Gloss (Editora Abril) e Glamour, sobre a segunda publicação ela explicou “A Glamour mescla com o luxo, porém a sua leitora não tem poder aquisitivo suficiente”. Ela disse que uma das características principais da revista Vogue é ter uma cara de clube ou time, ou seja, de pertencer a um grupo exclusivo e selecionado.


            Se a revista em si já chama a atenção, os especiais seguem o mesmo cuidado, embora eles sigam o calendário do mercado publicitário. Entre os especiais citados na palestra houve destaque para a Vogue Kids que era apenas uma edição e atualmente são quatro, Daniela explicou que isso ocorreu por causa do crescimento do mercado infantil, ela também citou o Vogue Noivas que atualmente é publicado uma vez ao ano, houve ainda menção ao especial Vogue Passarelas que atualmente se encontra fora de circulação, a diretora explicou que isso ocorreu por causa do próprio SPFW que nas palavras dela precisa de uma reestruturação, disse ainda que esse especial era destinado ao público que consome moda diariamente e trabalha com o assunto e não o leitor ocasional.

            Quem lê a vogue, sabe que de tempos em tempos a revista convida algumas pessoas célebres, como em maio que é o aniversário da revista, por isso nesse mês há sempre alguma novidade, portanto deixando a edição especial. Atualmente segundo Daniela a Vogue não é mais apenas uma revista e sim uma marca, a revista é apenas o diamante nesse império, para coordenar tudo à revista conta com 34 pessoas. Em cada editoria existe um editor e um repórter que cuida da parte de imagem e texto, para ela todo mundo tem que escrever sobre tudo e saber um pouco também, Ela atualmente diretora é jornalista de formação e entrou no time da revista em 2005.


            Existem ainda outros pontos importantes, por esse motivo a palestra de Daniela Falcão continuará amanhã. 

(Fotos Retiradas de: Martha Medeiros, Ig e We Love Models)

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