‘Uma
top para ser capa da vogue fica seis meses sem aparecer em outra revista”
Ainda falando sobre a capa, Daniela
explicou o por que de muitas vezes uma modelo aparecer exclusivamente na
revista e não em outras publicações do mesmo segmento. Ela disse que isso
ocorre através do contrato de exclusividade, se uma modelo quer ser capa da
Vogue ela assina um termo onde se compromete com a revista ficando seis meses
fora de qualquer outro periódico do meio, a única excessão é a Glamour de
Monica Salgado que também pertence à editora Globo/Condé Nast, que também
publica a versão masculina a Vogue chamada GQ.
Daniela ainda salientou que uma capa
da Vogue, não é qualquer modelo e sim uma supermodelo, isso é um dos
componentes que difere a publicação de suas concorrentes diretas, entre elas a
diretora citou a extinta Gloss (Editora Abril) e Glamour, sobre a segunda publicação ela
explicou “A Glamour mescla com o luxo, porém a sua leitora não tem poder
aquisitivo suficiente”. Ela disse que uma das características principais da
revista Vogue é ter uma cara de clube ou time, ou seja, de pertencer a um grupo
exclusivo e selecionado.
Se a revista em si já chama a
atenção, os especiais seguem o mesmo cuidado, embora eles sigam o calendário do
mercado publicitário. Entre os especiais citados na palestra houve destaque
para a Vogue Kids que era apenas uma edição e atualmente são quatro, Daniela
explicou que isso ocorreu por causa do crescimento do mercado infantil, ela
também citou o Vogue Noivas que atualmente é publicado uma vez ao ano, houve
ainda menção ao especial Vogue Passarelas que atualmente se encontra fora de
circulação, a diretora explicou que isso ocorreu por causa do próprio SPFW que
nas palavras dela precisa de uma reestruturação, disse ainda que esse especial
era destinado ao público que consome moda diariamente e trabalha com o assunto
e não o leitor ocasional.
Quem lê a vogue, sabe que de tempos
em tempos a revista convida algumas pessoas célebres, como em maio que é o
aniversário da revista, por isso nesse mês há sempre alguma novidade, portanto
deixando a edição especial. Atualmente segundo Daniela a Vogue não é mais
apenas uma revista e sim uma marca, a revista é apenas o diamante nesse
império, para coordenar tudo à revista conta com 34 pessoas. Em cada editoria
existe um editor e um repórter que cuida da parte de imagem e texto, para ela todo
mundo tem que escrever sobre tudo e saber um pouco também, Ela atualmente
diretora é jornalista de formação e entrou no time da revista em 2005.
Existem ainda outros pontos
importantes, por esse motivo a palestra de Daniela Falcão continuará amanhã.
(Fotos Retiradas de: Martha Medeiros, Ig e We Love Models)
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