terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O Legado Histórico e Criativo da Cartier

Exposição em Paris revela a beleza e o estilo “tutti frutti” de Cartier


            Se a moda influencia rainhas, princesas e celebridades, o mesmo pode se dizer da joalheria. Não é a toa que o Grand Palais (onde são realizados os desfiles da Chanel em Paris) recebe até dia 16 de fevereiro a exposição “Cartier – Le Style e L’Historie”, com auxilio da famosa joalheria a exposição propõe através de 600 peças exibir uma retrospectiva do design pitoresco e marcante de Louis – François Cartier.

            Com peças desde 1847 até a década de 70, ela é muito mais que uma reunião de joias caras ou simbólicas. Ela revela a facilidade com a qual o designer conseguia trabalhar com pedras diferentes, entre as peças em exposição estão a coroa usada pela Kate Middleton em seu casamento, as pulseiras da atriz María Félix que eternizou seus jacarés dessa maneira prosaica.



            Entretanto a exposição também exibe a importância de Cartier na corte europeia, isso começou através do Rei Eduardo VII que encomendou 27 tiaras para sua coroação em 1901, após isso ele se tornou o fornecedor exclusivo da casa real britânica criando qualquer item necessário. Na exposição estão expostos alguns broches pertencentes à Rainha Elizabeth II e também a Wallis Simpson a Duquesa de Windsor.

É interessante observar que essa historia deu asas à fantasia já que Louis Cartier conseguiu unir os dois mundos em uma só embalagem, o que dizer das pulseiras de tigre ou as de flamingo? Embora carregada em alguns momentos se assemelhando a o turbante de Carmen Miranda “Tutti Frutti Hat”, é indiscutível a importância da marca não apenas esteticamente como também empresarialmente já que ela foi uma das primeiras joalherias europeias a ter uma filial nos Estados Unidos, o que atraiu um público diferenciado.


            Entre os clientes dessa filial estavam Grace Vanderbilt, Rodolfo Valentino, Elizabeth Taylor, Grace de Mônaco entre tantos outros. E vale salientar que a Cartier criou o 1° relógio de pulso sobre encomenda de Alberto Santos Dumont que sentia dificuldade de ver as horas com seu relógio de bolso durante o voo. 


(Fotos Retiradas de Constance Zahn

Nenhum comentário:

Postar um comentário